Projetos de Extensão

Exame Prolibras 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2014 – UFSC/MEC

Exame Prolibras 2012 – UFSC/INES

O Exame Prolibras é uma combinação de um exame de proficiência propriamente dito e uma certificação profissional proposto pelo Ministério da Educação como uma ação concreta prevista no Decreto 5626/2005, decreto que regulamenta a Lei 10.436/2002, chamada de “Lei de Libras”. Basicamente, este exame objetiva avaliar a compreensão e produção na língua brasileira de sinais – Libras.

No próprio decreto fica clara a mistura entre um exame de proficiência de língua e uma certificação. Um exame de proficiência visa identificar a proficiência da pessoa em uma determinada língua. Uma certificação “habilita”, conforme reconhecido no parágrafo segundo, do artigo oitavo, para o exercício da profissão. Por exemplo, temos o exame de proficiência de inglês, o TOEFL, – Test of English as a Foreign Language – e temos a habilitação dada por órgãos que representam áreas profissionais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No caso específico do Exame Prolibras, o exame de proficiência identifica a proficiência na Libras e o mesmo exame certifica o candidato para o exercício de duas profissões: (1) o ensino da Libras e (2) a tradução e interpretação da Libras e Português.

Curso de Letras Libras – Modalidade EAD

O Curso de Letras Libras – Modalidade EAD – é um projeto de extensão da UFSC que contou com o financiamento do Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância e CAPES. Foram oferecidas duas edições do cursos, em 2006 e 2008, formando um total de