Projetos de Pesquisa

Inventário de Libras da Grande Florianópolis (2015)

Coordenadora: Ronice Muller de Quadros

Pesquisadores Colaboradores: Deonísio Schmitt e Juliana Tasca Lohn

Pesquisadores de Iniciação Científica: Bianca Sena Gomes, Miriam Royer e Marcos Marquioto

Apoio Técnico: Roberto Dutra Vargas e Ramon Dutra Miranda

Pesquisadores Voluntários: Benício Bruno da Silva, Edinata de Campos Camargo, Hanna Beer Furtado Rodrigues  e Harrison Gerotto Adams

Descrição: O presente projeto tem como objetivo constituir um inventário da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da variante da Grande Florianópolis, incluindo videoregistros da Libras e transcrição de dados para pesquisa. Além disso, pretende-se sistematizar os procedimentos de registro, documentação e recuperação de dados e metadados relativos à Libras. Este projeto deverá apresentar como produtos diretos: — um corpus de libras envolvendo registros em vídeo de situações eliciadas e espontâneas de uso, para ser utilizado em pesquisas e em outras finalidades aplicadas; — um conjunto de diretrizes para o registro e arquivamento de dados e metadados relativos ao uso da libras; — uma página online para acesso aos dados e metadados do inventário; — formulário com campos e itens padronizados para sistematizar os resultados finais da pesquisa doinventário de acordo com a proposta do Iphan. Site:http://www.corpuslibras.ufsc.br/

grande flori

Inventário Nacional de Libras (2015)

Coordenadora: Ronice Muller de Quadros

Pesquisadores Colaboradores: Bruna Crescêncio Neves, Deonísio Schmitt, Juliana Tasca Lohn, Aline Lemos Pizzio e Janine de Oliveira

Pesquisadores de Iniciação Científica: Bianca Sena Gomes, Miriam Royer e Marcos Marquioto

Apoio Técnico: Tom Min Alves, Ramon Dutra Miranda e João Ricardo Rover  

Pesquisadores Voluntários: Benício Bruno da Silva, Edinata de Campos Camargo, Hanna Beer Furtado Rodrigues  e Harrison Gerotto Adams

Descrição: A presente pesquisa propõe a constituição de um inventário da língua brasileira de sinais (Libras) que envolva três diferentes frentes de trabalho. Prioritariamente, o projeto prevê a constituição de um acervo linguístico e a sistematização de indicadores sociolinguísticos de 1500 usuários de Libras que foram acadêmicos do Curso de Letras-Libras na modalidade à distância, curso que agregou um total de 15 pólos distribuídos em todas as 5 regiões do país entre os anos de 2006 e 2011. Paralelamente, o projeto prevê também a sistematização de indicadores sócio-linguísticos de usuários da Libras na Grande Florianópolis, tendo em vista que a constituição de um acervo linguístico nessa região já vem sendo constituído por um projeto parceiro, o do Inventário da Língua Brasileira de Sinais da Grande Florianópolis, coordenado pela profa. Ronice Müller de Quadros. Por fim, o projeto também prevê a sistematização de glossários técnicos da Libras nos campos de estudo relacionados ao curso de Letras-Libras (linguística, tradução e interpretação e educação), para isso tendo como parceiro o projeto de Glossários Técnicos da Língua Brasileira de Sinais, coordenado pela profa. Marianne Rossi Stumpf. Site:http://libras.ufsc.br/

inventário

 

Literatura da língua Brasileira de Sinais (2015)

Coordenadoras: Rachel Sutton-Spence e Fernanda de Araújo Machado

Colaboradora: Ronice Müller de Quadros

Descrição: A História de Folclore e Literatura Surda em Língua de Sinais no Brasil não é documentada. Neste projeto, pretendemos convidar artistas surdos a participar de uma pesquisa que busca coletar dados sobre a Literatura Surda. A pesquisa tem como objetivo coletar dados como: entrevistas de surdos e suas histórias em relação a arte, teatro, poesia, humor e outros em língua brasileira de sinais (libras). Vamos convidar os artistas surdos a participar desta pesquisa, por ser referência na produção de histórias de Literatura e Folclore surdo em libras..

Situação: Em andamento

Corpus Libras (2014)

Grupo de Pesquisa Corpus de Libras – Certificado pelo Lattes

Ano de formação: 2014

Líderes do grupo: Ronice Müller de Quadros e Deonsísio Schmitt

Universidade Federal de Santa Catarina

Unidade Centro de Comunicação e Expressão

Pesquisadores: Ronice Müller de Quadros e Deonísio Schmitt

Estudantes Bianca Sena Gomes (Graduação),  Bruna Crescêncio Neves (ME), Carolina Ferreira Pêgo (DR), Diná Souza da Silva (DR),Harrison Gerotto Adams (Graduação), Kátia Lucy Pinheiro (DR), Miriam Royer  (Graduação), Renatada Silva Krusser (DR), Rodrigo Custódio da Silva – (DR), Simone Gonçalves de Lima da Silva (DR)

Técnicos: Ramon Dutra Miranda e Roberto Dutra Vagas

Colaboradores estrangeiros: Diane Lillo-Martin- University of Connecticut

Egressos: Simone Gonçalves Lima daSilva – Doutorado concluído em 2016

O Corpus de Libras envolve um conjunto de dados e metadados da língua brasileira de sinais que passa a estar acessível a todas as pessoas interessadas. A documentação é um ponto de partida, portanto, para a promoção da diversidade linguística e cultural como um patrimônio da humanidade. De uma forma mais direta, o Corpus de Libras objetiva: i)disponibilizar um corpus da libras empiricamente abrangente e teórica/metodologicamente bem fundamentado, de forma gratuita e online, a outros pesquisadores da libras e a profissionais que atuam com pessoas surdas e que desejem utilizá-lo para fins variados; ii)oferecer diretrizes para a constituição de corpus de libras em futuras pesquisas, particularmente no que tange ao registro, a documentação e a recuperação de dados para fins de análise linguística. iii) realizar um importante registro linguístico, histórico e cultural da vida das pessoas surdas, contribuindo para o processo de inclusão social na sociedade brasileira.

novo

 Identificador de Sinais (2010 – 2013)

Coordenadora Ronice Müller de Quadros

Pesquisadores colaboradores: Deonísio Schmitt, Juliana Tasca Lohn, Aline Lemos Pizzio e Janine de Oliveira

Apoio técnico: Roberto Dutra Vargas e Ramon Dutra Miranda

Estagiários: Luana Marquezi, Hanna Beer Furtado, Rundesth Saboia Nobre, Paulo Roberto dos Santos

Descrição: A pesquisa em Aquisição da Língua de Brasileira de Sinais ? Libras ? requer o tratamento e análise de dados em vídeos. O Grupo de Pesquisa em Aquisição da Língua de Sinais Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina está constituindo um banco de dados com transcrições de vídeos em Libras. Todavia, dadas as especificidades dos dados, observou-se a necessidade de desenvolver um procedimento eficaz para que pesquisadores possam localizar corretamente os sinais. Adotou-se, então, a padronização nas glosas utilizadas na transcrição, isto é, existe uma correspondência de um pra um entre sinal e glosa que o identifica em português. O volume de dados revelou ainda a necessidade de criar um sistema de busca específico para estas glosas que identificam os sinais. O software para Identificação de Sinais deverá ser utilizado na composição do corpus da Libras, tendo como objetivos: reunir, organizar e permitir a busca dos sinais e/ou das glosas. A Identificação de Sinais funciona como um sistema de busca que tem como filtros parâmetros da Libras, tais como, configurações de mãos e localização do sinal, além da glosa em português. O sistema, desenvolvido em plataforma php com acesso via web, está em fase de alimentação e por enquanto é acessado somente pelos usuários cadastrados no grupo de pesquisa, mas em breve estará disponível online, sem restrição de acessos para visualização e busca, e os usuários poderão ainda enviar sugestões de sinais com vídeo para os administradores através de ferramenta disponibilizada no próprio sistema. Site: http://idsinais.libras.ufsc.br/

Logo

Projeto Desenvolvimento Bilíngue Bimodal (2010 – 2014)

Coordenadores Ronice Müller de Quadros, Diane Lillo-Martin (University of Connecticut) e Deborah Chen-Pichler (Gallaudet University)

Pesquisadores colaboradores: Aline Lemos Pizzio, Aline Nunes Souza, Carina Rebello Cruz e Janine de Oliveira

Apoio técnico: Roberto Dutra Vargas, Andressa Dreher  e Ramon Dutra Miranda

Pesquisadores de iniciação científica: Karina Christmann, Bianca Sena Gomes, Maria Helena Nunes Almeida, Maria Cristina AlmeidaAline Cristina Mendes Kaiser, Rodrigo Augusto Ferreira, Camila Francisco, Ivonne Azevedo Makhou e Paulo Roberto Cardoso dos Santos

Descrição: Esse projeto investiga o desenvolvimento bilíngue bimodal a partir do estudo de uma língua de sinais e uma língua oral utilizadas por crianças surdas com implante coclear (CI) e crianças ouvintes filhas de pais surdos (codas). A maioria das pesquisas conduzida entre as crianças surdas com CI se concentrou no desenvolvimento da língua oral por elas, quer estivessem em contextos orais, quer nos de comunicação total. Entretanto, nenhuma investigação científica examinou ainda o desenvolvimento de uma língua de sinais e de uma língua oral enquanto dois sistemas de uma criança bilíngüe, comparando-as com a situação bilíngüe bimodal natural vivenciada pelas codas. A pesquisa vai analisar três questões centrais conforme apresentado a seguir: (1) Como a exposição precoce à língua de sinais e à língua oral afeta o desenvolvimento de cada modalidade na criança surda sinalizante com um CI? (2) Até que ponto o desenvolvimento de crianças bilíngues bimodais com acesso às línguas é restringido de forma semelhante à que acontece com os bilíngues monomodais? (3) Até qual nível de extensão o desenvolvimento lingüístico da criança surda com CI que cresceu bilíngue bimodal se parece com o de uma criança ouvinte bilíngüe bimodal (codas)? Respostas a estas perguntas contribuíram para a educação de crianças bilíngues bimodais, além de contribuírem para o desenvolvimento dos estudos sobre a aquisição bilíngue e bimodal. Site:http://bibibi.uconn.edu/

Situação: Concluído

BiBiBiproject

Aquisição da linguagem em crianças com diferentes formas de acesso à língua de sinais em contextos monolíngüe e bilíngüe (2008 -2011)

Coordenadora Ronice Müller de Quadros

Pesquisador de iniciação científica: Karina Christmann

Descrição:  A presente pesquisa pretende inaugurar esta temática de investigação no Brasil, no sentido de verificar os impactos que o tempo tem no processo de aquisição da maioria das crianças surdas brasileiras. Nesse próximo passo, então, estamos nos propondo a iniciar os estudos dos processos de aquisição dos sujeitos que correspondem a 90-95% das crianças surdas brasileiras. Gostaríamos, no entanto, de salientar que estaremos dando continuidade à investigação do processo de aquisição da linguagem nas crianças surdas, filhas de pais surdos, uma vez que esse grupo nos dá as referências do desenvolvimento nas mesmas condições observadas com outras línguas, ou seja, sempre como grupo de controle. Assim, manteremos os estudos longitudinais com crianças surdas, filhas de pais surdos, estendendo-os, então, às crianças surdas, filhas de pais ouvintes, para examinar a emergência da linguagem e do processo de aquisição diante de diferentes contextos. As investigações propostas se situam, portanto, no contexto dos estudos interlingüísticos e intermodais. Em relação a este último aspecto, é importante destacar que a questão da modalidade não pode ser perdida de vista. Embora o estudo das línguas de sinais tem apresentado elementos significativos para a confirmação dos princípios que regem as línguas humanas, os efeitos da modalidade da língua indicam diferenças que, pelo menos aparentemente, são estranhas à lingüística convencional. As questões consideradas instigantes envolvem a simultaneidade e a gestualidade: a primeira por ser específica das línguas com modalidade visual-espacial e a segunda, por coincidir com a modalidade da língua. Neste projeto e nas próximas etapas da pesquisa, estaremos sempre atentos às informações que podem ser trazidas dessas duas características intrínsecas das línguas de sinais. Nesse sentido, acreditamos que os estudos das línguas de sinais podem representar investigações extremamente relevantes para o avanço das teorias lingüísticas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Aquisição da sintaxe em crianças surdas brasileiras: repercussões das diferentes formas de acesso à língua de sinais (2005 -2008)

Coordenadores Ronice Müller de Quadros

Descrição: A pesquisa delineada propõe-se a investigar a emergência da linguagem e do processo de aquisição diante de diferentes contextos: crianças surdas com aquisição inicial (filhas de pais surdos e filhas de pais ouvintes) e crianças surdas com aquisição tardia (filhas de pais ouvintes). As questões específicas que norteiam esta pesquisa são as seguintes: Será que a criança surda, que não é filha de pais surdos, se tiver acesso à língua de sinais muito cedo, consegue alcançar a competência/desempenho lingüístico da criança que é filha de pais surdos? Isto é, há relação entre a idade em que a criança é exposta à língua e a sua fluência, ou ainda, há um período ideal para que a linguagem seja acessada no nível dos falantes nativos de uma determinada língua? Diante de tais questões, a presente pesquisa pretende inaugurar esta temática de investigação no Brasil, no sentido de verificar os impactos que o tempo tem no processo de aquisição da maioria das crianças surdas brasileiras. Nesse próximo passo, então, estamos nos propondo a iniciar os estudos dos processos de aquisição dos sujeitos que correspondem a 90-95% das crianças surdas brasileiras. Gostaríamos, no entanto, de salientar que estaremos dando continuidade à investigação do processo de aquisição da linguagem nas crianças surdas, filhas de pais surdos, uma vez que esse grupo nos dá as referências do desenvolvimento nas mesmas condições observadas com outras línguas, ou seja, sempre como grupo de controle. Assim, manteremos os estudos longitudinais com crianças surdas, filhas de pais surdos, estendendo-os, então, às crianças surdas, filhas de pais ouvintes, para examinar a emergência da linguagem e do processo de aquisição diante de diferentes contextos. Também, iniciaremos estudos transversais através de coletas de dados envolvendo estudos experimentais com crianças surdas, filhas de pais ouvintes, expostas à língua de sinais em diferentes períodos de suas vidas (Hoffmeister, 1998; Popham, 1999).

Tópicos em Aquisição da Sintaxe: Estudos Interlingüísticos e Intermodais (2003 -2005)

Coordenadores Ronice Müller de Quadros

Descrição: A pesquisa aqui proposta caracteriza-se como um projeto interinstitucional (UFSC, UNICAMP, PUCRS e University of Connecticut) e intermodal (línguas de sinais e línguas faladas). Pretende investigar o curso da aquisição da linguagem em crianças surdas e crianças ouvintes envolvendo, respectivamente, a língua de sinais brasileira (daqui em diante LSB) e o português brasileiro (daqui em diante PB). Além destas duas línguas, o estudo considerará outras línguas que estão fazendo parte desta investigação através da University of Connecticut, são elas: a língua de sinais americana (daqui em diante ASL) e o inglês americano. O objetivo é comparar o processo de aquisição nessas línguas que se apresentam em modalidades diferentes, ou seja, visual-espacial e oral-auditiva. Tais línguas apresentam características comuns e diferentes; conseqüentemente, a pesquisa aqui delineada propor-se-á a avaliar efeitos potenciais das modalidades das línguas e das características gramaticais de cada língua no processo de aquisição. As questões-chave são as seguintes: Como as crianças adquirem uma língua sinalizada? Quais os efeitos (se houver) na aquisição da linguagem das diferenças gramaticais observadas entre as línguas investigadas? De que forma as semelhanças e diferenças entre as línguas faladas e sinalizadas afetam o processo de aquisição da linguagem? O período de aquisição da linguagem que será investigado compreende a fase inicial do processo, no qual as crianças passam a produzir um número muito maior de formas com complexidade crescente (por volta dos 2:0 anos de idade). Essa fase apresenta interesse considerável por parte dos investigadores do desenvolvimento da linguagem (Wexler, 1994), uma vez que representa o ponto observável mais precoce do desenvolvimento sintático. Por volta dos 3:0 anos de idade, a criança já evidencia competência através da produção de várias estruturas sintáticas complexas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Reestruturação das políticas públicas para a educação de surdos em Santa Catarina (2003 – 2008)

Coordenadores Ronice Müller de Quadros

Descrição: Nas propostas de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino no estado de Santa Catarina se observa a submissão/opressão dos surdos ao processo educacional ouvinte nas propostas integracionistas. A Fundação Catarinense de Educação Especial ? FCEE constatou que apenas 1.680 alunos surdos são atendidos nas escolas regulares com apoio das salas de recurso, ou seja, menos de 1% do total de surdos conforme dados do IBGE. Diante dessa realidade, a FCEE juntamente à Secretaria de Educação e Inovação de Santa Catarina e ao Grupo de Estudos Surdos (Nucleind/UFSC) elaboraram uma proposta de política pública para a educação de surdos que está sendo implementada em 2004. Considerando essa proposta, esta pesquisa tem os seguintes objetivos: (1) Registrar o processo de implantação das escolas-pólo em Florianópolis; (2) Analisar o processo e resultado da formação dos profissionais que estarão diretamente envolvidos com a educação de surdos na rede regular de ensino; (3) Analisar o impacto da proposta no processo de ensinar e aprender dos alunos surdos; (4) Apresentar aos órgãos competentes soluções para os problemas que surgirão ao longo do processo de implantação da proposta. Metodologia: Far-se-ão análises do material coletado numa perspectiva interpretativa crítica através do exercício de compreensão dos diferentes olhares postos em jogo: os olhares de quem está propondo a nova política, os olhares de quem está colocando em prática esta nova política e os olhares dos próprios surdos, crianças e alunos jovens e adultos. Para tanto, várias etapas do processo serão filmadas. Momentos de formação dos profissionais que irão atuar na rede regular de ensino, diferentes momentos em sala de aula com professores bilíngües, com intérpretes de língua de sinais e com instrutores surdos serão alvos das filmagens. Este material constituirá o banco de dados para análise da implementação e servirá de referência para a avaliação, reflexão e ação que serão apresentadas ao estado.